terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Bullying é coisa séria e tem que ser cuidado", diz Juliana Xavier #fato

"Bullying é coisa séria e tem que ser cuidado", diz Juliana XavierÉ, essa palavrinha relativamente nova no Brasil serve para designar uma velha prática entre crianças, adolescentes e até, acredite, adultos. Trata-se da repetição de atos de violência verbal ou física contra um indivíduo, geralmente em desvantagem em relação aos agressores. Mas por que esse nome? Bem, o termo vem do inglês “bully”, que, no bom português, é o famoso “valentão”.

No caso da violência da qual Bia foi vítima, a própria Juliana logo esclarece:
- Ela sofreu um dos tipos mais graves de bullying: apanhou, e com isso ficou retraída.

Realmente, a agressão não foi brincadeira. E um assunto tão sério deve ter dado trabalho para a jovem atriz. Afinal, como foi a preparação para encarnar a personagem? Juliana responde:
- A principio, isso não estava previsto. Assim que soube, procurei entender melhor o assunto. E, para saber como as pessoas que sofrem bullying reagem, li bastante, assisti à reportagens e vi alguns depoimentos de pessoas que sofreram essa violência.

E não é que o tempo dedicado ao estudo do tema deu um bom resultado na telinha? A repercussão foi grande, principalmente nas redes sociais, revelando a importância do tema.
- Converso muito com meus fãs no twitter. Quando a cena da Bia passou, todos ficaram impressionados. Eu fiquei mais impressionada ainda com a quantidade de gente que se identificou com a situação dela. Nós colocamos a tag #diganaoaobullying nos TT's, (Trend Topics, tópicos tendência) e eu conversei com eles sobre a importância de falar sobre o assunto e não deixarem o bullying acontecer.

Não é à toa que o assunto bombou nas redes. Infelizmente, a opressão vivida por Bia é tão comum que a própria Juliana Xavier já sofreu uma forma de bullying:
- Lembro que quando eu era pequena, já fui excluída algumas vezes de grupinhos de amigas por determinado tempo. Não foi nada demais, mas a exclusão pode causar sérios problemas pra quem sofre.

Tais experiências pessoais somadas à preparação realizada por Juliana a gabaritam para aconselhar a pobre Bia, que aos poucos está superando o trauma:
- Diria pra ela seguir a vida dela e, se a agressão acontecesse novamente, diria pra não ter medo de expor a situação e receber ajuda. Bullying é coisa séria e tem que ser cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário