terça-feira, 23 de agosto de 2011

Personagens com transtornos alimentares levantam discussão nas novelas #fato


Em Rebelde, Carla (Mel Fronckowiak) é carregada por Tomás (Chay Suede) após desmaiar no colégio como se vê na foto acima.
Carla (Mel Fronckowiak) é uma menina linda, talentosa que namora um dos caras mais legais do colégio em Rebelde (Record). Ainda assim, ela encara um problema sério que, sem tratamento, pode levar à morte.
Em uma das cenas da novela, a menina passa mal e Tomás (Chay Suede) corre para amparar a namorada.
A moça sofre com a bulimia e provoca vômitos após as refeições. Seu namorado e seus amigos ficam apreensivos com o sofrimento da garota, e pedem para que ela se alimente melhor, mas sem acompanhamento médico, talvez ela não consiga.
A especialista em nutrição do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Isabel Correia, ressalta a importância do tratamento feito, inclusive, por um grupo de especialistas.
- Geralmente quem assume o comando do tratamento é o psiquiatra, mas é obrigatório o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar, de psicólogos e nutricionistas. Já acompanhei casos em que o paciente corria risco de morte, por isso é preciso trabalhar em equipe.
Na TV, não é a primeira vez que as novelas abordam esse tipo de problema. Pérola Faria, a Vitória de Rebelde, também já viveu um drama com transtorno alimentar em Páginas da Vida (Globo).
Na época, ela interpretava Giselle, uma menina de 15 anos que era influenciada pela obsessão da mãe para virar uma bailarina perfeita.
Antes de estar em Morde & Assopra (Globo), Bárbara Paz levantou a questão da bulimia e do alcoolismo emViver a Vida (Globo).


A personagem era uma modelo que procurou ajuda de uma psiquiatra depois dos conselhos de Miguel (Mateus Solano). Os problemas só se agravavam com a depressão da moça.
A especialista mostra que na ficção também tem muito da realidade. Na vida real, as adolescentes e as modelos são vítimas comuns da doença.
- A predominância é de meninas, muito jovens e gente do mundo da moda. Na adolescência, elas copiam as modelos, é uma fase de afirmação, em que elas seguem os padrões idealizados. É uma falsa imagem, um sonho de magreza completamente ilusório.
Isabel diz que não há dúvida de que o problema é uma doença. A anorexia e a bulimia são os mais comuns, mas podem existir outros transtornos, que levam a pessoa a comer compulsivamente, como na famosa personagem Dona Redonda (Wilza Carla), de Saramandaia (1976), ou Margarida (Amandha Lee), de Vidas em Jogo (Record).
O papel dos pais na vida dessas jovens é fundamental para perceber que algo está errado. A especialista conta, que na maioria dos casos, são eles que levam os filhos.
- Se os pais não descobrem, já aponta um distanciamento do filho. É a mesma coisa o pai de um viciado em drogas. Qualquer pai que é presente descobre muito precocemente o problema.
No caso de Carla, em Rebelde, o colégio, os amigos e o namorado podem ajudar de todas as formas que encontrarem, mas não dispensa a urgência de procurar acompanhamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário