segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Arthur Aguiar conta como driblou a falta de interesse pela leitura e incorporou esse hábito na sua vida:


Arthur Aguiar pode ser visto todos os dias na televisão no papel do jovem mauricinho Diego Maldonado, na novela Rebelde, da Rede Record. Na trama, o personagem vivido pelo ator de 22 anos irá enfrentar problemas com alcoolismo. Uma barra pesadíssima para o seu primeiro trabalho de destaque na televisão! Mas quem pensa que ele não está preparado, engana-se. "Eu fiz alguns cursos de teatro, mas meu primeiro aprimoramento foi no Espaço Cultural do ator e diretor Felipe Martins. Foi lá que tive a certeza da carreira que queria seguir", conta Arthur, que também participou da novela Cama de Gato, da Rede Globo. Ele também acredita que precisa estudar muito e estar em constante atualização para garantir uma boa formação profissional. "Acho essencial o aprendizado constante e de outras habilidades, como circo, canto, um instrumento musical. Tudo isso acrescenta algo ao meu crescimento como artista." Quem o vê falando assim, empolgado com a importância da formação cultural, nem imagina que esse mesmo Arthur era avesso à leitura na adolescência. Mas ainda bem que o tempo passou e, como ele mesmo diz, amadureceu para a vida. Hoje o ator sabe o quanto os livros são importantes para a vida de qualquer pessoa. Em entrevista exclusiva para o Educar Para Crescer, Arthur fala como despertar nos jovens o interesse pela leitura.

Educar Para Crescer- Onde você estudou?
Arthur Aguiar: Eu estudei até a quarta série em um colégio montessoriano chamado Aldeia e, da quinta série em diante, estudei no Colégio Nícia Macieira. Acho que fui um bom aluno, sempre passei direto, nunca fiquei em recuperação.

EPC- Tem algum episodio marcante na sua vida escolar?
Arthur Aguiar: Acho que o mais marcante foi a passagem da quarta para quinta série, porque eu estava saindo de um colégio montessoriano, que tem um método totalmente diferente das escolas convencionais, e indo pra uma escola convencional.

EPC- Tinha algum professor preferido?
Arthur Aguiar: Ah, eu tive alguns professores preferidos... Seria até injustiça apontar um só. Eu gostava muito deles porque provavam que era possível você ter a turma na mão com uma aula mais leve, sem aquele abismo entre o professor e o aluno.

EPC- Você gosta de ler?
Arthur Aguiar: Na época do colégio, confesso que não gostava muito não. Mas hoje vejo o quanto é importante e como os meus pais tinham razão. Eles sempre incentivaram muito a leitura dentro de casa. Minha mãe adora ler e vivia tentando passar o hábito para mim.

EPC- Tem um livro na cabeceira?
Arthur Aguiar: No momento, não estou com nenhum livro na cabeceira, mas tem um que gostei muito de ler na época do colégio, chamado Depois Daquela Viagem, da Valéria Piassa Polizzi.

EPC- O que pode ser feito para aumentar o interesse dos jovens pela leitura?
Arthur Aguiar: Acho que fazendo eles começarem a ler livros com assuntos mais próximos da sua realidade. Depois que acontece esse despertar, dá para ir apresentando os livros mais ricos em conteúdo aos jovens, como os de Machado de Assis, por exemplo.

EPC- O que você acha dos jovens que só pensam em cuidar do corpo e se esquecem de cuidar do interlecto?
Arthur Aguiar: Acho que é uma questão de fase. Conforme o jovem vai ficando mais velho, seus valores vão mudando e acabam percebendo o quanto é importante ler um livro, ir ao teatro, procurar ser uma pessoa mais culta. Também acho que os pais têm um papel muito importante nisso. Acho que eles deviam incentivar mais os filhos a fazerem programas culturais, acostumaram seus filhos, desde novos, a frequentarem teatros, museus, exposições, programas ligados à arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário