segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Para o Chay Suede, educação pública de qualidade deve ser prioridade:


Chay Suede nasceu em Vitória (ES) e atualmente mora na capital do Rio de Janeiro. O cantor e ator é um dos protagonistas da novela Rebelde, da Rede Record. Mas o carinho do público pelo jovem galã veio antes, quando participou do programa Ídolos, na mesma emissora, e terminou em quarto lugar. Ele tem apenas 19 anos e está começando na carreira artística. Mas fala como gente madura sobre os danos que a falta de educação acarreta no País. Para ele, o problema da educação seria o "pai" de todos os outros. "Esse assunto deveria ser tratado como uma epidemia. É a ausência de educação que forma criminosos. O problema do tráfico seria consideravelmente menos relevante se houvesse uma educação pública de qualidade para todos", diz o rapaz. Nessa entrevista exclusiva feita para o Educar, Chay conversa sobre sua opção profissional, os tempos de escola e seus planos futuros. Confira!


Educar Para Crescer- Você é um dos protagonistas da novela Rebelde e esse é seu primeiro trabalho na televisão. Como se preparou para o desafio?
Chay Suede: Até então nunca havia passado pela minha cabeça ser ator. Na verdade, eu gosto de deixar as coisas acontecerem naturalmente e isso vem dando certo até agora. Sempre disse que queria ser artista, e artista é artista em qualquer lugar, de qualquer jeito. Quando surgiu o convite para o teste comecei a me interessar por esse universo da dramaturgia. Fiz dois meses de oficina, com aulas de canto, expressão corporal e interpretação. Em seguida, comecei a gravar

EPC- Você participou do Ídolos e foi um dos candidatos mais queridos do público. Acha que, por isso, sua aceitação na novela foi mais fácil?
Chay Suede: Acho que as pessoas que gostavam de mim na época do Ídolos foram extremamente importantes para que essa nova fase pudesse começar. A aceitação do público é sempre uma ferramenta importantíssima. Quando bem usada pode ser um caminho para o sucesso.

EPC- Apesar de ter passado no vestibular para cursar Comunicação Social, você não deu início ao curso. Por quê?
Chay Suede: Chegou um momento em que eu tive de escolher entre fazer a faculdade ou fazer a novela. Escolhi a novela também como faculdade. Venho aprendendo coisas que em nenhuma faculdade do mundo eu aprenderia. Ainda sim morro de vontade de fazer o curso de cinema e, assim que der, vou fazer mesmo.


EPC- Por falar em estudos, como você era na escola?
Chay Suede: Tirava boas notas apesar de não ser tão aplicado assim. Eu era uma exceção, nunca gostei muito de estudar em casa, mas conseguia me sair bem porque eu prestava bastante atenção na aula. E assim, não precisava estudar em casa (risos). Tenho ótimas lembranças dessa época: as melhores são dos meus amigos e do tempo que a gente tinha para ficar juntos, sem nada para fazer ou fazendo um monte de coisa. O bom é que a gente podia escolher.

EPC- Você tem o costume de ler?
Chay Suede: Gosto muito de ler. Sempre gostei de crônicas, poesias, romances e revistas. Não costumo ler jornal, mas queria ter esse hábito. Eu também escrevo: músicas, poesias, crônicas e outras histórias. A escrita e a leitura sempre ocuparam um lugar importante na minha vida.

EPC- Acha que para ser um bom cantor e ator terá de estudar sempre, para manter-se atualizado?
Chay Suede: Se atualizar é vital para qualquer pessoa, independentemente do que ela faça. No caso da música, a necessidade de se reciclar fica ainda mais evidente. Mas essa bola já cantaram muito antes... o nome do cara era Oswald de Andrade. Ele não disse com essas palavras, mas foi o que ele quis dizer com o conceito de modernismo. O Caetano Veloso é um bom exemplo para qualquer pessoa também. Consegue se reinventar da forma mais bonita possível sem perder em nada a autenticidade inicial.

EPC- Até que ponto a educação influencia no sucesso profissional de uma pessoa?
Chay Suede: O significado literal da palavra educação é algo como "caminho a se seguir". Quem me disse isso foi um professor de história que eu tive no pré-vestibular. Educação é essencial para qualquer coisa na vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário