sexta-feira, 30 de setembro de 2011

“Os seis são iluminados e profissionais”, diz preparadora vocal da banda Rebeldes.


Há uma voz que ninguém ouve por trás das músicas do CD da banda Rebeldes, que acaba de ser lançado. Chay Suede, Lua Blanco, Mel Fronckowiack, Sophia Abrahão, Arthur Aguiar e Micael Borges tiveram a ajuda essencial da preparadora vocal Tutti Baê para chegar ao resultado musical atual. Foram quatro meses de aulas diárias em um estúdio montado no RecNov (Record Novelas), no Rio de Janeiro.

- Eu passei o embasamento de vocalização, ar, respiração, todo o cuidado que eles precisam ter com a voz, a saúde vocal de um modo geral. E eles estavam muito abertos para aprender, são seis pessoas iluminadas. Eu encontrei seis meninos e meninas que são novinhos, porém muito profissionais.

Tutti Baê, que também faz a preparação vocal dos participantes do programa Ídolos, da Record, e já lançou três livros sobre canto, explica o processo.

- Nos dois primeiros meses a preparação foi em conjunto, através de workshops com os seis. Então foi mais difícil no começo, porque tinha que trabalhar com todos juntos. Depois, a partir do terceiro mês, eu fui trabalhando individualmente cada um deles.

Ela conta que com tudo o que já foi estudado sobre a voz - a fisiologia e anatomia dela -, os resultados obtidos foram ótimos e a evolução é enorme.

- No último dia de preparação eles fizeram um show para o RecNov inteiro e foi um sucesso. Foram feitas improvisações vocais, solos, duetos, foi lindo.

Além de ensinar as técnicas vocais em si, Tutti passa outros conhecimentos maiores, como o que é ser um artista e qual a sua função. E destaca que isso, aliado à técnica, ajuda muito.

- A vontade e o empenho deles são enormes. Eu acredito que vai dar muito certo, vamos torcer para isso. E eu já estou morrendo de saudade deles, de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário